AFRICINE .org
Le leader mondial (cinémas africains & diaspora)
Actuellement recensés
25 093 films, 2 562 textes
Ajoutez vos infos
Festival Oiá 2022
Festival - Cap-Vert
30/09/2022 - 09/10/2022

5è édition. Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde

Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde
5ª edição do Festival Oiá 2022
30 Set - 09 Out
Mindelo (São Vicente Island / île de São)

Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde

Oiá is an audiovisual project performed in Cape Verde.
Our aim is to promote Cape Verdean cinematography and incentive young-spirit people to create audiovisual works.

We organize workshops all year round and every September/October S.Vicente Island holds cinema festival. We turn walls of the building in various neighborhoods of Mindelo and villages on the island into movie screens. We finish the Festival with the screeining on water in Porto Grande Bay.

Festival Oiá 2017 held one-month workshops for over 40 youngsters performed by 20 professionals, 40 movies screened and various film-makes from Cape Verde and outside - Angele Diabang (Senegal) and Ricardo Areias (Portugal) among others.

Festival Oiá travelled also to Lisbon and Poland (Cracow and Warsaw) in December 2017 were the best movies from the festival were shown.

PROGRAMAÇÃO 09OUT
19h30:
FILM : Manuel d'Novas - Coração de Poeta
Realizador: Neu Lopes
Cabo Verde, 2020, 120 minutos,

22h30:
Film : MANGIFERA
Realizador : Flávia Gusmão
Cabo Verde, 2022, 52 minutos,


08OUT #oiábaia em Cartaz
21:10
FILM : The Master's Plan
Sinopse: A pacífica sociedade cabo-verdiana fica em estado de choque quando confissões públicas sobre orgias, incesto, tentativa de assassinato e abuso de drogas são feitas por membros de uma seita cristã. As confissões são todas redigidas em primeira pessoa, algumas das quais pertencem a indivíduos altamente educados e respeitados da sociedade. Por trás disso tudo, espreita um líder espiritual autoproclamado profeta de Deus. The Master's Plan investiga as consequências desses eventos e nos leva a uma busca pela verdade e crença. O resultado é uma viagem extraordinária na psique humana.
Realizador: Yuri Ceuninck
Cabo Verde, 2021, 52 minutos
Festivais: Seleção oficial AFRIFF 2021 - Africa International Film Festival (Nigeria), Seleção oficial STLOUIS'DOCS 2021 - Festival International du Film Documentaire de Saint-Louis (Senegal), KUGOMA 2022 - Forum Cinema Mozambique (Moçambique)
Financiado pelo: Hot Docs Blue Ice Fund (Canada), VAF (Flemish Film Fund), RTBF (TV Belgica)

06 OUT
20h30
O Derradeiro Gesto
Dudu Rodrigues, artista plástico, desde a infância, vive com a sua mãe numa casa simples e modesta, onde improvisa o seu atelier de pintura. Progride na sua arte e, no ano de 2014, está na sua plena ascensão artística na Cidade da Praia, mas, de repente, vê a sua arte e a sua vida mudarem para sempre, num curto período de tempo, ao contrair uma descompensação psicológica e psíquica grave, provocada por uma droga alucinogénia que foi introduzida na sua bebida, num estranho encontro profissional. Depois de um internamento psiquiátrico compulsivo, ele entra numa escalada de experiência artística e visionária única.
Realizador: Mario V. Almeida
Cabo Verde, 2022, 78 minutos,


06 OUT
20h30
FILM : Os Ossos da Saudade
Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. O corpo, a paisagem, a memória e o tempo. Uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento.
Realizador: Marcos Pimentel
Duração: 97 minutos
Ano: 2021
País de origem: Brasil


5 OUT
Manuel d' Novas - Coração do Poeta
"Manuel d'Novas- Coração do Poeta" retrata a obra de um dos maiores compositores cabo-verdianos de todos os tempos. Manuel de Novas Manel d'novas escreveu músicas como "Estrangêr ê um ilusão", "Lamento d'um emigrante" ou tão conhecida morna "Biografia de um criol", entre muitas outras mornas e coladeiras. Foi, por isso, considerados um dos mais importantes trovadores de Cabo Verde e o compositor preferido de Bana, Ildo Lobo, Cesária Évora, entre muitos outros intérpretes que até hoje o cantam. O filme conte com depoimentos de mais de 40 pessoas entre músicos, sociólogos, politicos, familiares e conhecidos, que testemunharam a vivência, a obra e a contribuição que Manuel d'Novas deu para a música e cultura de Cabo Verde.
Realizador: @lopes.neu
Duração: 1h20 minutos
Ano: 2020
País de origem: Cabo Verde
Percurso do Filme:
- Antestreia - CineMindelo (Dezembro, 2019)
- Estreia. Nacional - Centro Cultural Português da Praia (laneiro, 2021)
- Centro Cultural do Mindelo (2021)
- Plateau, Festival Internacional de Cinema - Praia, 2021 (Prémio de Melhor Documentário de Longa Metragem / Prémio Revelação Nacional)
- FESTinON 2021 - Lisboa
Festival de Cinema Kugoma (online) - Mocambique. 2021
Centro Cultural de Cabo Verde - Lisboa, 2022
- B. Leza - Lisboa, 2022

3 OUT
Filmes:
- Elsa de Abel Monteiro 6'
- Fábrica de grogue Casa Maurício de Ze Ganeto 10'
- ENÓQUIO: "QUE NÃO TINHA CORAÇÃO" de Ery Claver 6'
- Ontogenesisde J J Nota 5'

ONTOGENESIS
Uma fotojornalista que procura investigar uma empresa liderada por pessoas perigosas e poderosas e encontrar prova que despejam os seus resíduos químicos no mar.
Realizador: J. J. Nota @j_j_nota
Duração: 5 minutos
País: Moçambique
Ano: 2020

ENÓQUIO: "QUE NÃO TINHA CORAÇÃO"
Enóquio nasce atordoado de uma banheira numa oficina de
automóveis, e sai perdido nas ruas em busca de um coração.
Realizador: Ery Claver @eryclaver
Duração: 6 minutos
País: Angola

FÁBRICA DE GROGUE CASA MAURÍCIO
A nova era de produção do grogue em cabo verde
Realizador: Li ke terra @li.keterra
Duração: 10 minutos
País: Cabo Verde
Ano: 2022

ELSA
Mini Documentario sobre Elsaéme Art Stvle (Cabo Verde)
Elsa Marley Cabral, de nome artístico Elsaéme Art Style, é natural de São Vicente.
Profissional da área do turismo. ao ver-se confrontada com o isolamento aue a auarentena impôs. Elsaéme Art Style. pegou pela primeira vez nos pinceis e "nos mãos a obra" no dia 13 de maio de 2020
Realizador: Abel Monteiro @abelmonteiro8643
Duração: 6 minutos
País: Cabo Verde


A VOZ DE UM PINCEL
Armando é um jovem tímido, educado e inteligente de 20 anos de classe baixa, a pintura é sua paixão. Frequenta a escola de artes, localizada na cidade de Maputo, no distrito central. Armando mora com a mãe, em uma humilde residência no bairro Hulene, no ferro-velho. Vindo de uma família pobre, seu tio, Sr. Santos, irmão de seu falecido pai, ofereceu-se para ajudar nas despesas escolares de Armando, fazendo com que ele pudesse seguir sua paixão pela arte da pintura. Tio Santos, de bom coração, e preocupado com a educação de Armando, levou-o do bairro duro do ferro-velho, para sua casa na cidade, para que este não ficasse longe da escola, e também temendo que Armando estivesse envolvido em más companhias, consequentemente, não o deixando visitar frequentemente a sua mãe no bairro de Hulene.
Realizador: Douglas Condzo @douglascondzo
Duração: 5 minutos
País: Moçambique
Ano: 2019

LÚCIA NO CÉU COM SEMÁFOROS
Esta curta-metragem experimental foi realizada durante a 4a edição da exposição
colectiva "Fuckin Globo". Como conceito inicial de desdobramento entre
personagens, neste caso Lúcia, que paira pelo centro de Luanda, incluindo os
arredores do próprio Hotel Globo. O imaginário e o conceito da curta revela-se
tanto em abordagens documentais, baseadas nos seus relatos como em
incorporações fictícias.
Realizador: Ery Claver @eryclaver
Duração: 15 minutos
País: Angola
Ano: 2018

O OITAVO FOGO - GRANDE ESTREIA
Na sequência de séculos de colonização, genocídio cultural e internatos religiosos em que as denominações cristãs canadianas, com o aval do governo, implementaram politicas de "sacar o índio da criança", a última década abriu portas e um momento de doloroso reconhecimento. A Igreja Unida Canadiana fora já a primeira a pedir desculpas. Mas pedir desculpas, dizia o Bispo Desmond Tutu, não significa receber o perdão da vítima, nem significa que a verdade foi dita. Num momento em que Canadá se confronta com a descoberta chocante de cemitérios informais em que terão sido enterrados e ocultados os corpos de mais de 15,00 crianças indígenas, e meses antes da desculpa oficial do Papa Francisco pelos actos de violência e tortura da Igreja Católica, somos lembrados das perdas que não poderão ser recuperadas - as vidas, a língua, a cultura. O Oitavo Fogo segue um momento único de reconciliação com uma comunidade religiosa liberal, em Toronto, liderado por um ancião e conhecido muralista Ojibwé. O gigantesco mural de Philip Cote na igreja de Roncesvalles é o primeiro deste tipo dentro de um santuário, e é no acto de levantar andaimes e de trazer para as paredes da igreja a cosmologia e a história da criação dos seus antepassados, que Philip expõe os periclitantes caminhos da reconciliação, o poder catártico da descolonização, e o valor de ocupar um território sagrado com ideias antes vistas como pagãs. A reintrodução de tambores e das línguas indígenas fornece igualmente pistas sobre os paralelos que esta história de descolonização estabelece com a experiência cabo-verdiana, onde várias tradições culturais foram também ostracizadas ou suprimidas.
Realizadores: Pedro José-Marcelino e Jo Proulx
Duração: 19 minutos
País: Canadá e Cabo Verde


1 OUT
Zonas:
#SãoPedro
#RCraquinha
#OltBomba
#PedraRolada
#FonteInês
#CruzJoãoÉvora
Filmes:
- O Oitavo Fogo de Pedro José-Marcellino e Jo Proulx 19'
- A Voz De Um Pincel de Douglas Condzo 5'
- Lúcia No Céu Com Semáforos de Ery Claver 15'

SONHO D NARRADOR
Zeca vive na ilha de Sao Nicolau, Cabo Verde. Ele vem de uma familia humilde e seu maior sonho e tornar-se um comentador desportivo. Sera ele capaz de realizar este sonho apesar de todas as adversidades?
Realizador: Emilia Wojciechowska @wyspyzielonegoprzyladka
Duração: 11 minutos
País: Cabo Verde
Ano: 2021


EQUIPA
Director Geral: Tambla Almeida
Director Executiva: Emília Wojciechowska
Direcção Artística: Toni Tavares, Bento Oliveira, Tambla Almeida
Coordenação: Oiá Zonas, Alveno Soares
Direcção da Produção: Miriam Simas, Alveno Soares
Director Técnico: Djon Brito
Directora de Comunicação e Marketing: Mya Almeida
Gestor Financeiro: Maki Lima
Curadores: Manuel Figueira, Yuri Ceuninnk, F. Morais
Coordenadores Formação: Emanuel Ribeiro, Patrick Dongo, Tambla Almeida
Coordenador Actividades Paralelas: F. Morais
Comunicação e Imagem: Elder Soares
Logística: Djon Brito
Oiá TV: Ailson Martins, Suelene Cruz, Mila Etson da Luz

CONTACT
Festival Oiá (Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde)
Mindelo, Cape Verde
+238 993 39 09
festival.oia.cv@gmail.com
festivaloia.wordpress.com
www.facebook.com/festivaloia

Films liés à l'événement
Textes lié à l'événement